Ideologia e intertextualidade: signos náuticos na representação de Portugal em Gil Vicente e Sttau Monteiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.2.22170Palavras-chave:
Gil Vicente, Intertextualidade, Sttau Monteiro.Resumo
O objetivo desse artigo é analisar o Auto da barca do motor fora da borda (1966), de Luís de Sttau Monteiro, a partir do diálogo intertextual que ele trava com o Auto da barca do inferno (1517), de Gil Vicente. Signos cênicos náuticos, tais como a barca e o cruzeiro, são utilizados pelos autores como cronotopos literário para representar Portugal em momentos históricos distintos; todavia, em ambas as situações, predomina a exclusão social dos que fazem mover a nação.
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Ideology and intertextuality: the representation of Portugal in Gil Vicente and Sttau Monteiro
Abstract: The objective is compare the Auto da barca do motor fora da borda (1966), by Luís de Sttau Monteiro, with Auto da barca do inferno (1517), by Gil Vicente. The authors use boat and cruise to represent Portugal in two historic moments. However, in both instances, people who work for thrive the society cannot participate in its progress.
Keywords: Gil Vicente; Intertextuality; Sttau Monteiro
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