Fatores intervenientes no letramento de crianças antes do ensino formal

Autores

  • Grasiela Kieling Bublitz Pontifícia universidade Católica

Palavras-chave:

leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica

Resumo

O trabalho relatado aqui investigou crianças precocemente letradas no período pré-escolar. O objetivo foi identificar e analisar aspectos comuns entre aquelas que adquiriram a leitura e a escrita antes dos demais colegas. Para tanto, cinco turmas da educação infantil que antecedem o ensino formal foram investigadas. Num universo de 83 alunos, apenas 11 sujeitos já estavam praticamente dominando a leitura e a escrita, o que correspondeu a 13, 25%. Fatores extrínsecos e intrínsecos possivelmente ligados a essa precocidade foram descritos e analisados. Entre esses fatores constam: o contato das crianças com a escrita na família e na escola, a consciência fonológica e a memória fonológica imediata. Os dados obtidos através da coleta foram descritos, comparados e analisados, tanto quantitativa como qualitativamente, a fim de levantar aspectos comuns entre os sujeitos envolvidos e apontar alguns caminhos ligados à estimulação da consciência fonológica e da memória fonológica durante a Educação Infantil. Além disso, a pesquisa também reafirma a importância da convivência da criança em um ambiente rico em possibilidades de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Grasiela Kieling Bublitz, Pontifícia universidade Católica

Mestre em Linguística Aplicada, Aquisição da Linguagem. Doutoranda em Linguística Aplicada, Psicolinguística.

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Publicado

2009-07-29

Como Citar

Bublitz, G. K. (2009). Fatores intervenientes no letramento de crianças antes do ensino formal. Letrônica, 2(1), 168–181. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4852