Considerações sobre a elaboração de um instrumento de pesquisa virtual para investigar a consciência textual no ensino do gênero textual conto

Autores

  • Leandro Lemes do Prado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23814

Palavras-chave:

Leitura, Psicolinguística, Consciência, Conto

Resumo

No presente artigo, tem-se o ensino e a aprendizagem entrecruzados na elaboração de um instrumento de pesquisa fundamentado pela Psicolinguística e o ensino de leitura. Cabe à Psicolinguística o estudo das conexões entre a linguagem e a mente e seu espaço entre os estudos sobre a linguagem percebida pelo ângulo da cognição no que se refere ao processamento da compreensão leitora e da produção escrita. Nessa perspectiva, os estudos sobre o ensino de leitura e escrita investigam a consciência textual dos leitores para verificar em que medida este processo cognitivo acontece. Nessa perspectiva, o presente trabalho propõe a análise de um instrumento de pesquisa que investiga a consciência textual do gênero conto de professores, levando em consideração os diversos elementos linguísticos que constituem o texto e estabelecem suas relações com o contexto. Para investigar a consciência textual do conto, propõe-se o enfoque sobre a coesão lexical e gramatical bem como sobre a coerência textual e a superestrutura. O público-alvo a que se destina o instrumento da pesquisa são professores de português que atuam nas diferentes redes de ensino da educação Básica. Espera-se que as respostas ao instrumento possam apontar como se dá o processamento da compreensão leitora daqueles que ensinam a leitura de um texto literário na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Lemes do Prado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras do PPGL PUCRS

Referências

ADAM, Jean M. A Linguística: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008.

BAARS, Bernard. J. A cognitive Theory of Conciousness. Cambridge: Cambridge, 1997.

BAKHTIN, Mikail. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CHAROLLES, Michel. Introduction aux problèmes de la cohérence des textes. Langue Française. Paris: Larousse, 1978.

GOMBERT, Jean E. Metalinguistic development. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

GOTLIB, Nádia Battella. A teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.

HALLIDAY, Michel A. K.; HASAN, Rugaya. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

KLEIMAN, Ângela. Leitura e Prática Social no Desenvolvimento de Competências no Ensino Médio. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 23-36.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2008.

LUDWIG, Antônio C. W. Fundamentos e prática de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 2009.

PEREIRA, Vera W. Pesquisa em Psicolinguística: antecedentes, caminhos e relatos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 48-53, jul.-set. 2010.

SCLIAR CABRAL, L. Introdução à Psicolinguística. São Paulo: Ática, 1991.

SOARES, Magda. Prefácio. In: DELL’ISOLA, Regina L. P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Imprensa Universitária, 1991.

STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

VAN DIJK, Teun. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Prado, L. L. do. (2016). Considerações sobre a elaboração de um instrumento de pesquisa virtual para investigar a consciência textual no ensino do gênero textual conto. Letrônica, 9(2), 241–252. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23814