Pelos cantos do Brasil: a variação entocional da asserção neutra em Natal, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Autores

  • Aline Ponciano dos Santos Silvestre Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cláudia de Souza Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Prosódia, Variedades entoacionais, Português Brasileiro

Resumo

O presente artigo situa-se no âmbito dos estudos de prosódia dialetal do Português do Brasil e visa a descrever a variação no comportamento entoacional de enunciados assertivos neutros em três capitais do Brasil: Natal, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Nesta pesquisa, o corpus é constituído por dados coletados pelo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (AliB) nas mencionadas capitais, por meio de questionários organizados pelo referido projeto. Ao todo, 60 sintagmas entoacionais (Is) foram analisados no Programa Computacional PRAAT e interpretados por meio da teoria Autossegmental e Métrica da Fonologia Entoacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Ponciano dos Santos Silvestre, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é bolsista de doutorado (CNPq) e professora substituta na mesma instituição.

Cláudia de Souza Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Downloads

Publicado

2013-10-14

Como Citar

Silvestre, A. P. dos S., & Cunha, C. de S. (2013). Pelos cantos do Brasil: a variação entocional da asserção neutra em Natal, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Letrônica, 6(1), 179–195. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/13411