Música, linguagem, cognição e ensino: interfaces psicolinguísticas para a alfabetização

Autores

  • Jonas Rodrigues Saraiva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vera Wannmacher Pereira PUCRS

Palavras-chave:

música, consciência linguística, língua estrangeira, alfabetização

Resumo

O artigo tem apoio na Psicolinguística e suas interfaces com a arte (especificamente a música), a linguagem (especialmente as línguas estrangeiras), a cognição (notadamente o funcionamento do cérebro e a consciência linguística) e o ensino (particularmente o aprendizado inicial da leitura e da escrita). Apresenta base teórica sobre música, língua estrangeira e consciência linguística e expõe possibilidades de exploração linguística de cantigas em diversas línguas, de modo a contribuir para o desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita em classes de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Rodrigues Saraiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno do curso de Letras da FALE, bolsista do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem - CELIN

Downloads

Publicado

2011-01-24

Como Citar

Saraiva, J. R., & Pereira, V. W. (2011). Música, linguagem, cognição e ensino: interfaces psicolinguísticas para a alfabetização. Letrônica, 3(2), 144–152. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7478

Edição

Seção

Artigos