Uma discussão acerca do bilinguismo e do preconceito linguístico em populações bilíngues no sul do Brasil

Autores

  • Carla de Aquino Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

monolinguismo, bilinguismo, políticas lingüísticas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo traçar um breve panorama histórico dos estudos voltados ao bilinguismo no sul do Brasil, país em que se encontram diversas línguas em contato. Além disso, busca relatar algumas políticas linguísticas voltadas para imigrantes no país. A pesquisa conclui que, do ponto de vista cognitivo, não há qualquer desvantagem no processamento por parte de indivíduos bilíngues em comparação com os monolíngues e que o bilinguismo dos imigrantes no país deve ser incentivado através de políticas específicas, de modo que a língua e a cultura desses povos não se percam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Aquino, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, possui especialização em Estudos Avançados da Língua Inglesa na mesma universidade e Graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2009-07-29

Como Citar

Aquino, C. de. (2009). Uma discussão acerca do bilinguismo e do preconceito linguístico em populações bilíngues no sul do Brasil. Letrônica, 2(1), 231–240. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/5432