Etapas da aquisição da escrita de Emília Ferreiro e o papel do hipocampo na consolidação de elementos declarativos complexos

Ronei Guaresi

Resumo


O presente trabalho está organizado no sentido de obter maior entendimento dos fenômenos cerebrais envolvidos no processo de alfabetização, especificamente das etapas de aquisição propostas por Ferreiro e Teberosky. As descobertas da neurociência, especificamente da função do hipocampo, permitem hipotetizar sobre alguns fenômenos cerebrais envolvidos na aquisição de elementos declarativos complexos e na consolidação da memória de longo prazo. Tais descobertas trazem implicações pedagógicas importantes para o processo de alfabetização.

Palavras-chave


aquisição da escrita; neurociência; hipocampo; memória de longo prazo.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS