Pontos de convergência entre leitura e escrita

Maria Lourdes Spohr

Resumo


Por se tratar de uma atividade-processo, a realização de uma leitura proficiente exige, além de um comportamento ativo e cooperativo, uma gama de habilidades específicas do leitor. A atitude que o leitor assume durante a leitura é decorrente, dentre outros fatores, do objetivo com que a leitura é realizada, consequentemente, ela também determinará a relevância a ser atribuída aos diferentes elementos textuais. Nesse processo de (re)construção do sentido, atuam fenômenos convergentes entre leitura e escritura, trata-se de pontos comuns entre leitura e escritura, cujo conhecimento e domínio, numa instância seguinte, se constituirá em recurso para alcançar uma proficiência maior também na escritura de textos.

Palavras-chave


pontos de convergência; leitura e escritura e proficiência.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS