Proposta de modelo de leitura para interfaces gráficas do computador

Autores

  • Ana Elisa Costa Novais Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

computador, cognição, interface.

Resumo

Este artigo propõe uma adaptação do modelo de leitura de Coscarelli (1999) para o contexto das interfaces gráficas de computador. Concebemos as interfaces enquanto textos, com características estáveis e previsíveis, construídas por uma equipe de produtores, para um grupo de leitores, em um dado contexto, com um objetivo. Como parte da adaptação do modelo de leitura, elencamos algumas questões que podem facilitar ou dificultar a leitura das interfaces, segundo os domínios cognitivos que operam nessa interação. Acreditamos que a compreensão dessas marcas e características típicas da interface é realizada a partir da habilidade de produção de inferências, generalizações e julgamentos, e facilita o trânsito pelo ambiente digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Costa Novais, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Linguistica Aplicada pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia. Orientadora: Profa. Dra. Carla Viana Coscarelli.

Downloads

Publicado

2009-07-29

Como Citar

Novais, A. E. C. (2009). Proposta de modelo de leitura para interfaces gráficas do computador. Letrônica, 2(1), 123–137. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4814