A Compreensão do Sentido Inscrito em Making a Difference

Cristina Rörig

Resumo


Objetiva-se apresentar a análise de um discurso em língua inglesa pela Teoria da Argumentação na Língua (ANL) de Oswald Ducrot e colaboradores. Para a realização do presente trabalho, escolheu-se o discurso Making a difference de um livro didático de ensino médio. Para a análise, são identificados os encadeamentos argumentativos que o constituem, suas unidades de sentido, com base em conceitos da segunda fase da ANL (Polifonia) e do terceiro momento (Teoria dos Blocos Semânticos). Conclui-se o trabalho com algumas considerações sobre a construção do sentido no discurso, a qual se realiza pelos elementos lingüísticos e é produzida por um locutor para um interlocutor. Este trabalho oferece subsídios teóricos para os estudos do discurso e complementa análises realizadas à luz de outras teorias.

Palavras-chave


Teoria da Argumentação na Língua; Teoria dos Blocos Semânticos; Polifonia; Leitura; Língua Inglesa.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS