Análise da trajetória do herói na obra <i>O reizinho mandão</i>, de Ruth Rocha

Autores

  • Katiane Crescente Lourenço PUC/RS

Palavras-chave:

herói, trajetória, arquétipos.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a análise da trajetória do herói na obra O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha. Inicialmente apresentar-se-á a biografia da autora e situar-se-á a obra no período de sua publicação. Em seguida, far-se-á um resumo da história para o entendimento da análise que se seguirá. Para o estudo da trajetória do herói, a base será a teoria de Carol Pearson, a qual apresenta os seis arquétipos que orientam a nossa vida, e a teoria de Vladimir Propp, que propõe diversas funções que o herói apresenta em uma narrativa. Com essa base teórica analisar-se-á a trajetória do personagem, o reizinho mandão, destacando os arquétipos e as funções que esse apresenta, ao longo da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiane Crescente Lourenço, PUC/RS

Possui graduação em Letras - Licenciatura - Habilitação: Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é Mestranda em Letras, na Área da Teoria da Literatura, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista CAPES no Projeto de Pesquisa - Oficinas de Leitura no CLIC: formação de educadores para formar leitores, sob coordenação da Profª Dr. Vera Teixeira de Aguiar.

Downloads

Publicado

2008-12-23

Como Citar

Lourenço, K. C. (2008). Análise da trajetória do herói na obra <i>O reizinho mandão</i>, de Ruth Rocha. Letrônica, 1(1), 233–242. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4291