A Bruxa Onilda e sua trajetória heróica: uma representação da bruxa como herói na literatura infantil

Paloma Esteves Laitano

Resumo


A figura do herói está presente na literatura infantil e apresenta características que a define como personagem importante dessas narrativas, sejam elas os contos tradicionais ou as histórias contemporâneas. Ao se falar em figura recorrente, temos, nos textos destinados ao infante, a presença da bruxa, personagem que faz parte do imaginário de todos os leitores, principalmente o infantil. A partir da escolha de uma bruxa representativa das narrativas contemporâneas, a Bruxa Onilda, o foco deste estudo é buscar na representação da bruxa características inerentes à figura heróica e como elas foram transpostas para a contemporaneidade. Nesse sentido, considera-se, primeiramente, a importância do papel do herói nas narrativas dirigidas ao infante, uma vez que é através de sua jornada que o leitor se identifica com a personagem; posteriormente, busca-se na figura da Bruxa Onilda as características que a definem como heroína de suas histórias e, finalmente, a relação estabelecida entre a personagem Bruxa Onilda e a criança.

Palavras-chave


literatura infantil; trajetória heróica; bruxa

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS