Crescer: uma trajetória heróica

Rita de Cássia Oliveira

Resumo


O presente ensaio objetiva evidenciar a jornada heróica na trajetória de Nanda, a personagem principal de Beijos Mágicos, de Ana Maria Machado (1996). Para a análise, partimos dos conceitos propostos por Müller (1987), Pearson (1992) e Campbell (2007) sobre o herói e, tendo em vista as especificidades do leitor para o qual a obra é dirigida, a proposta de Bettelheim (1979), sobre o herói dos contos de fadas, completa o modelo teórico. A análise, focada nas características do herói e nas transformações ocorridas, propiciou a identificação do ciclo heróico na trajetória da personagem Nanda e evidenciou seu crescimento pessoal nesse percurso, galgando alguns degraus na direção do herói que todos desejamos ser.

Palavras-chave


Herói; Conto de fadas; Literatura Infantil.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS