Fotografia e arte abstrata: cruzamentos entre registro, ficção e testemunho em Gerhard Richter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33375

Palavras-chave:

Artes plásticas, Gerhard Richter, registro fotográfico, testemunho.

Resumo

No ano de 1944, integrantes do Sonderkommando – grupo de prisioneiros forçados a dar cabo dos corpos de outros judeus nos campos de concentração – conseguiram tirar quatro fotografias dos horrores ocorridos no campo de Auschwitz-Birkenau. Recentemente, tais fotografias inspiraram uma das obras abstratas do pintor alemão Gerhard Richter intitulada “Birkenau”. O presente artigo pretende defender que, embora não correspondam ao testemunho em primeira mão encontrado nos registros fotográficos, as telas pintadas por Richter causam no espectador igual inquietação ao expô-lo à brutalidade do episódio a que remetem. Ademais, com o intuito de elucidar a hipótese ora defendida, isto é, a de que a releitura artística lança nova luz sobre a imagem transformada em indício histórico ao longo do tempo, reforçando, assim, seu questionamento, também são apresentadas outras comparações entre fotografias famosas e trabalhos de artes plásticas baseados nestas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lóren Cristine Ferreira Cuadros, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Letras, Pelotas, RS

Doutoranda em Letras (Linha de Pesquisa: Literatura, Cultura e Tradução) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Letras (Área de Concentração: Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Bacharel em Tradução Inglês/Português pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, tem como foco de pesquisa o espaço ocupado pela literatura de testemunho e suas variações na sociedade contemporânea

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Bartleby, ou da contingência. Tradução de Vinícus Honesko. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). Tradução de Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução e apresentação de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

BANKSY. Napaulm. ca. 2004. 1 fotografia. Screenprint on paper. Museum number: E.386-2005.

Prints & Drawings Study Room, level E, case SA, shelf 8. Disponível em: http://collections.vam.ac.uk/item/O116030/napalm-print-banksy. Acesso em: 14 out. 2017.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor: conferência pronunciada no Instituto para o estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 120–136.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense,

p. 197-221.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 91-107.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232.

BUCK-MORSS, Susan. Estética e anestética: o “ensaio sobre a obra de arte” de Walter Benjamin reconsiderado. Tradução de Rafael Lopes Azize. Travessia, Florianópolis, n. 33, p. 11-41, 1996.

Disponível em: http://docslide.com.br/documents/buck-morss-susan-estetica-e-anestetica. html Acesso em: 23 jun. 2016.

BUCK-MORSS, Susan. The dialectics of seeing: Walter Benjamin and the Arcades Project. Cambridge: MIT Press, 1989.

CASAS, Gloria. Elgin crew removes, relocates controversial downtown mural. 1 photograph. Chicago Tribune, Chicago, May 21, 2016a. Disponível em: http://www.chicagotribune.com/

suburbs/elgin-couriernews/news/ct-ecn-mural-move-elgin-st0522-20160521-story.html. Acesso em: 14 out. 2017.

CASAS, Gloria. Elgin crew removes, relocates controversial downtown mural. Chicago Tribune, Chicago, May 21, 2016b. 1 photograph. Chicago Tribune, Chicago, May 21, 2016a. Disponível em:

Disponível em: http://www.chicagotribune.com/suburbs/elgin-courier-news/news/ct-ecnmural- move-elgin-st-0522-20160521-story.html . Acesso em 14 out 2017.

COSTA, Luciano Bernardino. Imagem dialética/ imagem crítica: um percurso de Walter Benjamin a Georges Didi-Huberman. In: V ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2009, Campinas. Anais

[...]. Campinas: Unicamp, 2009. p. 87-93.

DEGE, Stefan; KRÄMER,Klaus. Gerhard Richter’s divisive Holocaust art comes to Bundestag. DW, [S. l.], Sept. 04 2017. Disponível em:http://www.dw.com/en/gerhard-richters-divisiveholocaust-

art-comes-to-bundestag/a-40355538. Acesso em: 28 out. 2017.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pese a todo: Memorial visual del Holocausto. Tradução de Mariana Miracle. Barcelona: Ediciones Paidós Iberica, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

KUNSTRADIO. Cremação Vergaster nas valas de incineração sob o céu aberto em frente à câmara de gás do crematório 5 em Auschwitz. Aug. 1944a. 1 Negativo n. 277. Peter Pessl in Zusammenarbeit mit Michael Fischer. No original em alemão: Anonym (Mitglied des Sonderkommandos von Ausschwitz). Einäscherung Vergaster in den Verbrennungsgräben unter freiem Himmel vor der Gaskammer des Krematoriums 5 in Auschwitz. Oswiecim, Staatliches Museum Auschwitz-

Birkenau. Disponível em: http://www.kunstradio.at/2014B/SEHEN/index.html . Acesso em

dez 2016.

KUNSTRADIO. Cremação Vergaster nas valas de incineração sob o céu aberto em frente à câmara de gás do crematório 5 em Auschwitz. Aug. 1944b. 1 Negativo n. 278. No original em

alemão: Anonym (Mitglied des Sonderkommandos von Ausschwitz). Einäscherung Vergaster in den Verbrennungsgräben unter freiem Himmel vor der Gaskammer des Krematoriums 5 in

Auschwitz. Oswiecim, Staatliches Museum Auschwitz-Birkenau. Disponível em: http://www.

kunstradio.at/2014B/SEHEN/index.html. Acesso em 16 dez 2016.

KUNSTRADIO. Mulheres a caminho da câmara de gás do Crematório 5 de Auschwitz. Aug. 1944c. 1 Negativo n. 282. No original em alemão: Anonym (Mitglied des Sonderkommandos

von Ausschwitz). Frauen auf dem Weg in die Gaskammer des Krematoriums 5 von Auschwitz. Oswiecim, Staatliches Museum Auschwitz-Birkenau. Disponível em: http://www.

kunstradio.at/2014B/SEHEN/index.html . Acesso em 16 dez 2016.

KUNSTRADIO. Mulheres a caminho da câmara de gás do Crematório 5 de Auschwitz. Aug. 1944d.

Negativo n. 283. No original em alemão: Anonym (Mitglied des Sonderkommandos von Auschwitz). Frauen auf dem Weg in die Gaskammer des Krematoriums 5 von Auschwitz. Oswiecim,

Staatliches Museum Auschwitz-Birkenau. Disponível em: http://www.kunstradio.at/2014B/

SEHEN/index.html . Acesso em 16 dez 2016.

LACAN, Jacques. Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Tradução de M.D Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

REINIGER, Franziska. Inside the epicenter of the horror: photographs of the Sonderkommando. [Entre 2000 e 2017]. Disponível em: http://www.yadvashem.org/yv/en/education/

newsletter/29/photographs_sonderkommando.asp. Acesso em: 28 out. 2017.

RICHTER, Gehardt. Birkenau. 2014a. 1 tela. nº 1. 260 x 200 cm Catalogue Raisonné: 937-1 Oil on canvas. Disponível em: richter.com/en/art/paintings/abstracts/abstracts-2005-onwards-69/ birkenau-17974/?p=1. Acesso em: 16 mar. 2019.

RICHTER, Gehardt. Birkenau. 2014b. 260 x 200 cm Catalogue Raisonné: 937-2 Oil on canvas. Disponível em: https://www.gerhardrichter.com/en/art/paintings/abstracts/abstracts-2005-onwards-69/birkenau-17972/

&categoryid=69&p=1&sp=32. Acesso: em 16 mar. 2019.

RICHTER, Gehardt. Birkenau. 2014c. 1 tela. 260 x 200 cm Catalogue Raisonné: 937-3 Oil on canvas. Disponível em:

https://www.gerhard-richter.com/en/art/paintings/abstracts/abstracts-2005-onwards-69/birkenau-17973/?&categoryid=69&p=1&sp=32. Acesso em: 16 mar. 2019.

RICHTER, Gehardt. Birkenau. 2014d. 1 tela. 260 x 200 cm Catalogue Raisonné: 937-4 Oil on canvas, Disponível em: https://www.gerhard-richter.com/en/art/paintings/abstracts/abstracts-2005-onwards-69/birkenau-17971/?&categoryid=69&p=1&sp=32 . Acesso em: 16 mar. 2019.

SALLET, Oliver. Obras de Gerhard Richter sobre Auschwitz são expostas no Parlamento Alemão. Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/obras-de-gerhard-richter-sobre-auschwitzs%C3%A3o-expostas-no-parlamento-alem%C3%A3o/av-40494267 Acesso em: 28 out 2017.

UT, Nick. The terror of war. Time Photo, [S. l.], Sept. 9, 2016. 1 photograph. Original publication: 8 jun. 1972. Disponível em: http://time.com/4485344/napalm-girl-war-photo-facebook/

Acesso em: 14 out. 2017.

YAD VASHEM. Photo Archives 20AO8. 1944. 1 photograph. Disponível em: http://www.yadvashem. org/yv/en/education/newsletter/29/photographs_sonderkommando.asp. Acesso em: 28 out. 2017.

YAD VASHEM. Recorte do negativo nº 278. Disponível em: https://www.yadvashem.org/articles/general/epicenter-horror-photographs-sonderkommando.html . Acesso em 14 out 2017.

YAD VASHEM. Recorte do negativo nº 282. Disponível em: https://www.yadvashem.org/articles/general/epicenter-horror-photographs-sonderkommando.html . Acesso em 14 out 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Ferreira Cuadros, L. C. (2019). Fotografia e arte abstrata: cruzamentos entre registro, ficção e testemunho em Gerhard Richter. Letrônica, 12(3), e33375. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33375