A constituição de sentido no discurso publicitário sob a perspectiva da semântica argumentativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.2.28686

Palavras-chave:

Semântica argumentativa, Discurso publicitário, Teoria dos Blocos Semânticos, Relação intralinguística.

Resumo

Este artigo analisa a constituição de sentido no gênero publicitário, discutindo-o por meio da Semântica Argumentativa. Para isso, verificamos diferentes textos publicitários de épocas distintas à luz da Teoria dos Blocos Semânticos. A seleção do material se deu pelo critério de trabalhar com anúncios dos anos 1960 e 2012/13. As publicidades foram retiradas da internet, com o propósito de relacionar, e discutir, linguisticamente, pares de anúncios publicitários de produtos como cigarro, bebida alcoólica e automóvel. Também averiguamos a importância da imagem nos anúncios, discutindo seu valor a partir da leitura de Toldo (2002) sobre a semiótica de Peirce (2000). Já, Carel e Ducrot (2005) fundamentam a teoria central deste trabalho. Os resultados apontam que apesar da equivalência na seleção dos produtos, o significado obtido pelas relações linguísticas constitutivas dos enunciados não são os mesmos, isso porque a especificidade e o propósito de cada publicidade são diferentes. Além disso, conforme os pressupostos teóricos utilizados, a imagem se demonstrou complementar ao discurso verbal, pois o sentido do anúncio é indicado pelo linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leyla Ely, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Alessandra da Silveira Bez, Universidade Federal da Fronteira Sul

Bacharel em Letras Português-Inglês e PortuguêsFrancês pela UFRGS. Especialista em Estudos Linguísticos pela UFRGS. Mestre e Doutora em Letras pela PUCRS.

Angela Derlise Stübe, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2008). Professora Doutora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Referências

aNSCOMBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. L'argumentation dans la langue. Paris: Mardaga, 1983.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 277-289.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La Semántica Argumentativa. Una Introducción a la Teoría de los Bloques Semánticos. Edición literaria a cargo de María Marta Negroni y Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005.

DUCROT, Oswald. Argumentação retórica e argumentação linguística. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 20-25, jan./mar. 2009.

DUCROT, Oswald. Polifonía y argumentación. Conferencias del seminario teoría de la argumentación y análisis del discurso. Calli: Universidad del Valle, 1990.

MULLHER, Lucas. Dia Nacional de Combate ao Fumo. [jul. 2012]. Disponível em: <https://www.behance.net/gallery/4567555/Dia-Nacional-de-Combate-ao-Fumo>. Acesso em: ago. 2016.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

PROPAGANDAS HISTÓRICAS. Cachimbo Bull Dog (Mulher por Perto) – 1969. [s.d.]. Disponível em: <http://www.propagandashistoricas.com.br/2015/01/cachimbo-bulldog-mulheres-por-perto.html>. Acesso em: Ago. 2016.

PROPAGANDAS HISTÓRICAS. Cerveja Malzbier (Beber no Trabalho) – 1967. [s.d.]. Disponível em: <http://www.propagandashistoricas.com.br/2013/09/cervejamalzbier- beber-no-trabalho-1967.html>. Acesso em: ago. 2016.

PROPAGANDAS HISTÓRICAS. Volkswagen Fusca (Conversível) – Anos 60. [s.d]. Disponível em: <http://www.propagandashistoricas.com.br/2014/02/volkswagen-fuscaconversivel-anos-60.html>. Acesso em: set. 2016.

PLUGCITÁRIOS. Volkswagen homenageia o cliente. [out. 2013]. Disponível em: <http://plugcitarios.com/2013/10/01/volkswagen-homenageia-cliente/> Acesso em: set. 2016.

ROCHA, Simone Maria; SILVA, Vanessa R. de Lacerda e. Publicidade e representações sociais: articulações reveladas pela antipublicidade. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, set. 2007, Santos.

TOLDO, Claudia Stumpf. A relação entre palavra e imagem no texto publicitário: linguagens que argumentam. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 149-162, set. 2002.

ZAMPAR, Silvia. Dia do trabalho e trabalhador. [maio 2012]. Disponível em: <http://tudibao.com.br/2012/05/dia-do-trabalho-e-trabalhador.html>. Acesso em: ago. 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Ely, L., Bez, A. da S., & Stübe, A. D. (2018). A constituição de sentido no discurso publicitário sob a perspectiva da semântica argumentativa. Letrônica, 11(2), 233–246. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.2.28686

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)