Em busca do sentido produzido no discurso literário: uma possibilidade de análise pela Teoria Argumentativa da Polifonia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.2.28637

Palavras-chave:

Argumentação, Polifonia, Sentido, Discurso literário.

Resumo

Este artigo objetiva descrever e explicar o sentido expresso no discurso literário, com base na metodologia proposta pela fase mais atual da Teoria da Argumentação na Língua, a saber: a Teoria Argumentativa da Polifonia. A partir da descrição do conteúdo argumentativo do discurso literário Os ninguéns, de Eduardo Galeano, são identificadas a atitude discursiva do locutor e a Pessoa Enunciativa. Quer-se mostrar como se dá a articulação das entidades abstratas da língua (pela Teoria dos Blocos Semânticos) com as entidades concretas verificáveis no uso linguístico efetuado pelo locutor (pela Teoria da Polifonia), uma vez que − considerando-se a indissociabilidade entre langue e parole, do ponto de vista fenomenológico − segundo o que têm defendido Marion Carel e Oswald Ducrot, em seus trabalhos atuais, faz-se necessário estudar a constituição semântica do discurso de modo a relacionar, efetivamente, o ponto de vista da fala com o ponto de vista da língua. Por fim, acredita-se chegar ao sentido global do discurso por intermédio da seguinte unidade tripla: (1) pela atitude discursiva; (2) pela Pessoa Enunciativa e (3) pelo conteúdo argumentativo.

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Biografia do Autor

Lauro Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras (área de concentração: Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista integral do CNPq.

Bárbara Luzia Covatti Malcorra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras (área de concentração: Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista integral do CNPq.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

Gomes, L., & Malcorra, B. L. C. (2018). Em busca do sentido produzido no discurso literário: uma possibilidade de análise pela Teoria Argumentativa da Polifonia. Letrônica, 11(2), 144–154. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.2.28637