Encenar Shakespeare hoje: entre o texto e o teatro – Entrevista com Daniel Fraga de Castro

Autores

  • Daniel Fraga de Castro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS
  • Pedro Theobald Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.27091

Resumo

Formado em Teatro no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Daniel Fraga de Castro realizou seus estudos de pós-graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 2016 dirigiu a encenação da peça Como gostais no Teatro da PUCRS e no Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em janeiro de 2017 concluiu, com louvor, a tese de doutorado Skenepoiesis: direção teatral como interação poética. Prepara uma nova temporada de Como gostais na Santa Casa de 13 a 16 de abril. Nesta entrevista, ele conversa com o Prof. Pedro Theobald, docente de Literatura Inglesa e Teoria da Literatura no Curso de Letras da PUCRS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Fraga de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

Graduado em direção teatral pela UFRGS. Mestrado e doutorado em Letras com ênfase em teoria da literatura pela PUCRS. Foi professor substituto de teoria teatral no DAD/ UFRGS e no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou espetáculos como encenador e assistente de direção a partir de diversos autores: Jochen Ziem, Tennessee Williams, August Strindberg, Henrik Ibsen, Samuel Beckett, Nathaniel Hawthorne, Gertrude Stein, Alcione Araújo, Witold Gombrowicz, Peter Weiss, Nelson Rodrigues, Michel de Ghelderode e William Shakespeare.

Pedro Theobald, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

Doutor em Letras – Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem-se dedicado ao ensino das línguas alemã e inglesa e respectivas literaturas. Há vários anos leciona a disciplina Literatura Inglesa: Drama. Na pós-graduação, atua nas áreas de Teoria da Literatura e Estudos de Tradução. Escreveu sobre esses temas em diversas publicações.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

de Castro, D. F., & Theobald, P. (2017). Encenar Shakespeare hoje: entre o texto e o teatro – Entrevista com Daniel Fraga de Castro. Letrônica, 10(1), 499–505. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.27091