A emergência das primeiras palavras: aspectos da produção sonora inicial da criança

Autores

  • Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26417

Palavras-chave:

Aquisição fonológica, Padrões sonoros de palavras, Primeiras palavras.

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir aspectos fonológicos da emergência da fala em crianças, em fase inicial de aquisição da linguagem, a partir de um estudo longitudinal. Avaliam-se as características fonéticas da produção inicial de quatro crianças, a partir da teoria da Whole-Word Phonology (VIHMAN, 1996), procurando-se discutir quais os padrões motores são usados inicialmente na produção das primeiras palavras. O corpus para esta pesquisa foi obtido a partir da fala espontânea e da nomeação de figuras. A análise dos dados aponta que as formas das primeiras palavras podem ser variáveis para diferentes indivíduos. Foi possível observar a presença de padrões sonoros como CVCV, como uma espécie de resquício do balbucio, a ocorrência de palavras selecionadas do alvo adulto e, em outros sujeitos, a variabilidade, na produção inicial, ocorreu com a tentativa de uso de formas diversas e complexas. Os resultados indicam que a forma sonora inicial das primeiras palavras é variável e aponta caminhos possíveis de aquisição individual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado nesta instituição, na área de aquisição fonológica do português brasileiro. É autora do capítulo: Beyond early words: word template development in Brazilian Portuguese. IN: IN: VIHMAN, M., KEREN-PORTNOY, T. (eds). The Emergence of phonology: whole word approaches and cross-linguistic evidence. 1ed.London: Cambridge university press, 2013, v. , p. 291-316.

Referências

BAIA, Maria Fatima Almeida. Os templates no desenvolvimento fonológico: o caso do português brasileiro. Tese (Doutorado em Linguística) – FFLCH/USP. 2013.

BAUMAN-WAENGLER, Jacqueline. Desenvolvimento fonológico normal. In: LOWE, Robert. Fonologia: Avaliação e intervenção: aplicações na patologia da fala. Tradução Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. cap. 3, p. 33-65. [Título original: Phonology: assessment and intervention: applications in speech pathology.]

BERG, Tomas; SHADE, Urich. S. A local connectionist account of consonant harmony in child language. Cognitive Science, v. 24, p. 123-149, 2000.

FERGUSON, Charles A.; FARWELL, Carol. B. Words and sounds in early language acquisition. Language, v. 51, p. 419-439. 1975.

JAKOBSON, Roman. The sound laws of child language and their place in general phonology. In: LEOPOLD, W. F.; BAR-ADON, A. (Ed.). Child language: a book of readings. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1971 [1939]. p. 75-82.

JUSCZYK, P.eter. The discovery of spoken language. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1997.

KEREN-PORTNOY, Tamar, MAJORANO, Marinella; VIHMAN, Marilyn M. From phonetics to phonology: Theemergence of first words in Italian. Journal of Child Language, v. 36, p. 235-267, 2009.

LAMPRECHT, Regina; BONILHA, Giovana F. G.; FREITAS, Gabriela C. M.; MATZENAUER, Carmem Lúcia B.; MEZZOMO, Carolina L.; OLIVEIRA, Carolina C.; RIBAS, Letícia. P. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. São Paulo: Artmed, 2004.

MENN, Lise Development of articulatory, phonetic, and phonological capabilities. In: DANS BUTTERWORTH, B. (Ed.). Language Production. London: Academic Press, 1983. v. 2, p. 3-49.

OLIVEIRA-GUIMARÃES, Daniela Mara Lima. Beyond early words: word template development in Brazilian Portuguese. In: VIHMAN, M. M.; KEREN-PORTNOY, Tamar. The Emergence of phonology: whole word approaches and cross-linguistic evidence. London: Cambridge university press, 2013. p. 291-316.

OLIVEIRA-GUIMARÃES, Daniela Mara Lima. Percurso da construção da fonologia pela criança: uma abordagem dinâmica. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, 2008.

TAELMAN, Helena. Syllable omissions and additions in Dutch child language: an inquiry into the function of rhythm and the link with grammar. PhD dissertation. 2004. 302 p.

VELLEMAN, Shelley.; VIHMAN, Marilyn May. Whole-word phonology and templates. Language speech and hearing services in schools, v. 23, p. 9-23, 2002.

VIHMAN, Marilyn May. Consonant harmony: its scope and function in child language. In: GREENBERG, Joseph Harold; FERGUSON, Charles; MORAVCSIK, Edith (Ed.). Universals of Human Language, 2. Stanford: Stanford University Press, 1978. p. 281-334.

VIHMAN, Marilyn May. Phonological development: the origins of language in the child. Cambridge: Blackwell publishers, 1996. 312 p.

VIHMAN, Marilyn May. Variable paths to early word production. Journal of Phonetics, v. 21, p. 61- 81, 1993.

VIHMAN; Marilyn May; MILLER, R. Words and babble at the threshold of lexical acquisition. In: DANS SMITH, Michael; LOCKE, John (Ed.). The emergent lexicon. New York: Academic Press. 1988.

VIHMAN, Marilyn May. Word learning and the origins of phonological system. In: FOSTERCOHEN, S. (Ed.). Advances in language acquisition. Luton: Macmillan, 2009.

VIHMAN, Marilyn May; VELLEMAN, Shelley. Phonetics and the origins of phonology. In: BURTON- ROBERTS, N.; CARR, P.; DOCHERTY, G. (Ed.). Phonological knowledge: Conceptual and empirical issues. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 305-339.

VIHMAN, Marilyn May; CROFT, William. Phonological development: Toward a ‘radical’ templatic phonology. Linguistics, v. 45, p. 683-725. 2007.

WATERSON, Natalie. Child phonology: a prosodic view. Journal of Linguistics, v. 7, p. 179-211, 1971.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Guimarães, D. M. L. O. (2018). A emergência das primeiras palavras: aspectos da produção sonora inicial da criança. Letrônica, 10(2), 555–566. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26417