As memórias, o romance e o processo de leitura

José Reinaldo Nonnenmacher Hilário, Ana Cláudia de Souza

Resumo


Assim como a narrativa literária é invariavelmente limitada, os caminhos de leitura também o são. Eles se prendem às amarras do leitor e suas memórias e ao texto. Neste artigo, analisam-se alguns aspectos do romance de memória Leite derramado (2009), de Chico Buarque. São realizadas análises qualitativas inferenciais considerando não somente a construção narrativa do romance, mas também os desafios que este tipo de leitura impõe à memória do leitor. Em Leite derramado, Eulálio, um homem centenário que vive em um hospital ou em alguma sorte de casa de cuidados para idosos, conta ao leitor sua vida, focalizando em Matilde, sua esposa que se foi.


Palavras-chave


Memória; Literatura; Romance; Leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


BADDELEY, Alan; ANDERSON, Michael C.; EYSENCK, Michael W. Memória. Tradução Cornélia Stolting. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BLANCHO T, Maurice. A conversa infinita. 2. ed. São Paulo: Escuta, 2007.

BENJAMIM, Walter. O narrador. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 213-240.

BRISOLARA, Maria Isabel Teixeira. Por que não literatura na escola? In: SOUZA, A.C; BACK, A. C. P.; FINGER-KRATOCHVIL, C. Objetivas de leitura: tempos e espaços para o ato de ler e para a formação do leitor e do professor. (No prelo).

BUARQUE, Chico. Leite derramado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

IZQUIERDO, Iván. Memória. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

LIGHT, Leah L.; BURKE, Deborah M. (Ed.). Language, memory, and aging. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

PAULS, Allan. O passado. Tradução Josely Viana Baptista. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

SCHACTER, Daniel L. The seven sins of memory: how the mind forgets and remember. New York: Houghton-Miflin, 2001.

SOUZA, Ana Cláudia de. (Re)memória, (des)memória e aprendizagem: caminhos para se pensar a atividade de leitura. In: SOUZA. Ana Cláudia de; GARCIA, Wladimir Antônio da Costa. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: NUP/CED, 2012. p. 27-41.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26404

e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS