A multimodalidade como via de análise: contribuições para pesquisas em aquisição de linguagem

Autores

  • Andressa Toscano Moura de Caldas Barros de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26403

Palavras-chave:

aquisição de linguagem, multimodalidade, gesto, prosódia

Resumo

Considera-se a multimodalidade como constitutiva da linguagem e como lócus de análise em aquisição. Assim, a multimodalidade refere-se às modalidades de uso da língua (fala, gesto, olhar) que coatuam na produção linguística com vistas à interação. Além disso, elege-se a prosódia, por ser elemento da fala, como copartícipe dessa matriz, tanto por se constituir como uma via privilegiada do engajamento da criança no diálogo e nos processos de subjetivação, quanto por ser um fator coesivo na organização da forma fônica e nos princípios de estruturação fonológica (SCARPA, 1988). O objetivo deste artigo é mostrar como a prosódia e os gestos funcionam para compor a matriz gesto-fala de uma criança em processo de aquisição de linguagem, tendo como ponto de partida a proposta de Kendon (1972, 1980) e McNeill (1985, 1992) em que gesto e fala são indissociáveis, por representarem um sistema único. Para ilustrar nosso estudo, apresentaremos recortes de dados de uma díade mãe-criança filmados longitudinal e naturalisticamente, dos 6 aos 24 meses de vida da criança, que foram tratados no software PRAAT. Os dados mostraram que, mesmo ainda pequena, a criança faz uso de instâncias multimodais para fins de interação com seus pares, corroborando a ideia de que gesto e fala são partes de uma mesma matriz de significado.

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Biografia do Autor

Andressa Toscano Moura de Caldas Barros de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística pelo PROLING (Programa de Pós-Graduação em Linguística) da Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Linguística pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas em aquisição de linguagem oral com foco em prosódia e multimodalidade.

 

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Doutora pela Unicamp.

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

de Almeida, A. T. M. de C. B., & Carvalho Bezerra Cavalcante, M. (2018). A multimodalidade como via de análise: contribuições para pesquisas em aquisição de linguagem. Letrônica, 10(2), 526–537. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26403