The use of the game Magic: The Gathering in the teaching of L2 reading

Raimundo Nonato de Sousa Filho, Lêda Maria Braga Tomitch

Resumo


*O uso do jogo “Magic: The Gathering” no ensino de leitura em L2*

O presente estudo teve como objetivo explorar de que maneiras o Trading Card Game (TCG) Magic: The Gathering (MTG) pode ser usado para o ensino de leitura em L2. Especificamente, o estudo aborda como o MTG pode nortear a ativação dos processos de leitura como decodificação, compreensão literal, compreensão inferencial e monitoramento da compreensão. Em relação ao método aplicado nesse estudo, foi feita uma seleção de cartas de MTG de uma coleção lançada recentemente chamada Kaladesh. Ademais, para a análise, foi levado em consideração o fato de os prováveis leitores serem jogadores de MTG em contraposição a não jogadores, já que a falta de Schemata para o jogo pode comprometer a execução de processos de leitura mais complexos. Além disso, a análise foi baseada no modelo de processos de leitura de Gagné et al. (1993), e os procedimentos de análise consistiram na explicação de como os textos nas cartas podem desencadear a execução dos processos de leitura. Como resultado, a análise sugere que o MTG de fato possui potencial para fomentar a execução dos processos de leitura já que as cartas contêm textos na forma de instruções e ou efeitos, os quais são formas autênticas de insumo. Este insumo, todavia, demanda o conhecimento declarativo dos jogadores leitores, tanto em L2 quanto em MTG.


Palavras-chave


Leitura em L2; Magic: The Gathering; Processos de leitura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26398

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