Expressões impessoais no discurso acadêmico brasileiro

Autores

  • Marcia dos Santos Machado Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.25061

Palavras-chave:

Sociofuncionalismo, Impessoalização, Microconstruções verbais.

Resumo

Este artigo enfoca a comparabilidade de microconstruções com ter-se e haver relacionadas ao domínio funcional da impessoalização discursivo-pragmática, da construção gramatical de impessoalização. Esse estudo descreve, com base no Sociofuncionalismo, o aumento da frequência da recorrência a instâncias da microconstrução com ter-se num intervalo de tempo e os condicionamentos da variação (estável) de usos desse padrão gramatical com os da microconstrução com o verbo haver: a área acadêmica e a semântica de SN, por exemplo. A mudança que se nota na microconstrução ter-se SN decorre da cristalização sintática de seus componentes e da associação de sua extensão de sentido indefinido com uma extensão de sentido impessoal (existencial ou apresentacional), o que propicia sua equivalência funcional com construções com haver e sua atuação como estratégia discursivo-pragmática que possibilita tornar opaca a presença do enunciador. Os resultados advêm de análise estatística e qualitativa de usos detectados em textos acadêmicos de áreas distintas do conhecimento. Tencionase, em última instância, contribuir também para a discussão teórica sobre o lugar da variação em estudos sob a ótica da  ramática das Construções, que, até então, se tem voltado para o fenômeno da mudança linguística.

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Biografia do Autor

Marcia dos Santos Machado Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente) e Bacharel e Licenciada em Português-Inglês pela Faculdade de Letras da UFRJ (1992), atualmente é Professora Associada II do Departamento de Letras Vernáculas. Tem experiência em pesquisa na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e em relação aos seguintes temas: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (formas de tratamento e construções com formas verbais); variabilidade e mudança de formas linguísticas decorrentes de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; predicação; auxiliaridade; impessoalização; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena o Projeto PREDICAR - Formação e expressão de predicados complexos. Os estudos nesse projeto desenvolvem-se sob a ótica do Funcionalismo, da Gramática Funcional-Cognitiva, da Gramática das Construções e do Sociofuncionalismo. Integra, na gestão 2014-2016, a coordenação do Eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Descrição e mapeamento sociolinguístico do português brasileiro).

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

Vieira, M. dos S. M. (2017). Expressões impessoais no discurso acadêmico brasileiro. Letrônica, 10(1), 82–95. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.25061