Ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da atenção e da percepção da progressão temática no texto

Autores

  • Gabriela Fontana Abs da Cruz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabrielle Perotto de Souza da Rosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Patricia de Andrade Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Martins Valente Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23826

Palavras-chave:

Leitura, Atenção, Progressão temática, Tecnologia.

Resumo

A leitura e a compreensão textual, assim como a progressão temática e a atenção estão intimamente ligadas quando se trata de aprendizagem. A falta de foco atencional durante a realização da leitura gera dificuldades na compreensão do texto, que, consequentemente, comprometem o amadurecimento do aluno enquanto leitor, bem como seu desempenho escolar. O objetivo deste trabalho é avaliar a funcionalidade de três ferramentas tecnológicas, a saber, Hot Potatoes, Ardora e JClic, construindo atividades virtuais que auxiliem no desenvolvimento da atenção, durante a leitura, e da percepção da progressão temática do texto lido. Após a criação das atividades, observou-se que os três programas apresentam recursos que podem contribuir com o trabalho do professor. Porém, o software que foi mais acessível para a elaboração das tarefas foi o Ardora, além de ter uma apresentação visual mais favorável para atrair a atenção involuntária do estudante e motivá-lo a realizar o que é solicitado.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Cruz, G. F. A. da, Rosa, G. P. de S. da, Neves, P. de A., & Valente, P. M. (2016). Ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da atenção e da percepção da progressão temática no texto. Letrônica, 9(2), 336–354. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23826