Ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da atenção e da percepção da progressão temática no texto

Gabriela Fontana Abs da Cruz, Gabrielle Perotto de Souza da Rosa, Patricia de Andrade Neves, Patrícia Martins Valente

Resumo


A leitura e a compreensão textual, assim como a progressão temática e a atenção estão intimamente ligadas quando se trata de aprendizagem. A falta de foco atencional durante a realização da leitura gera dificuldades na compreensão do texto, que, consequentemente, comprometem o amadurecimento do aluno enquanto leitor, bem como seu desempenho escolar. O objetivo deste trabalho é avaliar a funcionalidade de três ferramentas tecnológicas, a saber, Hot Potatoes, Ardora e JClic, construindo atividades virtuais que auxiliem no desenvolvimento da atenção, durante a leitura, e da percepção da progressão temática do texto lido. Após a criação das atividades, observou-se que os três programas apresentam recursos que podem contribuir com o trabalho do professor. Porém, o software que foi mais acessível para a elaboração das tarefas foi o Ardora, além de ter uma apresentação visual mais favorável para atrair a atenção involuntária do estudante e motivá-lo a realizar o que é solicitado.


Palavras-chave


Leitura; Atenção; Progressão temática; Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAM, Jean Michel. A Línguística Textual. São Paulo: Cortez, 2011.

BEAUGRANDE, Robert A.; DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to text linguistics. New York: Logman, 1983.

CHAROLLES, Michel. Introduction aux problèmes de la cohérence des textes. Paris: Langue Française, 1978.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.

COMMODARI, Elena; GUARNERA, Maria. Attention and reading skills. In: Perceptual and Motor Skills, v. 100, p. 375-386, 2005. http://dx.doi.org/10.2466/pms.100.2.375-386

FERREIRA, Sandra P. A.; DIAS, Maria G. B. B. A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, set./dez. 2004

FONSECA, Luísa. Compreensão leitora e atenção seletiva: um estudo com alunos do ensino médio. Dissertação de mestrado, 2013.

GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. 2. ed. Porto, Portugal: ASA Editores II, 2000.

GOODMAN, Kenneth S. Um jogo psicolinguístico de adivinhação. In: SINGER, Harry;

RUDDELL, Robert B. Theoretical models and processes of reading. 2. ed. Newark: Internacional Reading Association, 1976.

______. O processo de leitura: considerações a respeito das línguas e do desenvolvimento. In: FERREIRO, Emília; PALÁCIO, Margarita Gomez. Os processos de leitura e escrita, novas perspectivas. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1990.

______. Unidade na leitura – um modelo psicolingüístico transacional. In: Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 9-43, dez. 1991.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, Ruqaiya. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 1992.

KOCH, Ingedore. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

______. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: D. C. Luzzatto, 1996.

LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: 1979. Vol. 3.

MOREIRA, Terezinha Maria. A progressão temática na redação escolar. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Campinas, 1991.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Manual para uso do JClicI. Cutitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2010.

PEREIRA, Vera Wannamacher. Arrisque-se... faça seu jogo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 47-63, 2002.

SIMON, Maria Lúcia M. A construção do texto: coesão e coerência textuais. In: Revista Philologus, v. 40, p. 23-31, 2008

SMITH, Frank. Leitura significativa. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

______. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2003.

______. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23826

Copyright: © 2016 EDIPUCRS

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2015
ÁREA CAPES - Letras/Linguística
CLASSIFICAÇÃO - B1 

e-ISSN 1984-4301

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.