Intertextualidade e compreensão leitora: ensino da leitura com apoio da tecnologia

Autores

  • Danielle Baretta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Jésura Lopes Chaves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23816

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Intertextualidade, Objeto de aprendizagem, Fábula

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a tecnologia pode apoiar o ensino, apresentando um objeto de aprendizagem voltado para o ensino de leitura. Nesse sentido, o objeto de aprendizagem, intitulado Fábulas Revisitadas, parte da concepção de que a compreensão leitora é fator central e essencial nas aulas de Língua Portuguesa e de que a escola é a responsável por promover a ampliação dos conhecimentos prévios do educando, tornando-o capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente. Sendo assim, o objeto de aprendizagem em questão pretende desenvolver essa habilidade a partir da intertextualidade. Para tanto, apresenta blocos de atividades organizados em torno de cinco fábulas, nos quais o texto original é confrontado com outros textos que com ele dialogam. Espera-se, com isso, que os alunos reconheçam o papel dos conhecimentos prévios para uma efetiva compreensão leitora, bem como as pistas que permitem identificar o diálogo entre textos e os sentidos dele decorrentes.

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Biografia do Autor

Danielle Baretta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestranda em Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Jésura Lopes Chaves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Baretta, D., & Chaves, J. L. (2016). Intertextualidade e compreensão leitora: ensino da leitura com apoio da tecnologia. Letrônica, 9(2), 310–325. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23816