Por uma teoria da metáfora na interface entre Neurociências e Pragmática

Kári Lúcia Forneck

Resumo


Este estudo propõe uma análise das inferências decorrentes de enunciados metafóricos na interface entre Neurociências e Pragmática, para descrição e explicação do processamento inferencial decorrente da compreensão desses enunciados. De um lado, do ponto de vista das Neurociências, via Coarse-code Hypothesis (SHIBATA et al., 2007; EVIATAR e JUST, 2006) e Dynamic Spillover Hypothesis (PRAT et al., 2012), descreveram-se as estruturas corticais recrutadas no processamento da metáfora. De outro, do ponto de vista da Pragmática, via Teoria da Relevância (TR), explicou-se a natureza das inferências decorrentes de enunciados metafóricos pela produção de conceitos ad hoc (WILSON e SPERBER, 2012). Na interface entre essas
diferentes disciplinas, evidenciou-se que as inferências produzidas no processamento de enunciados metafóricos podem ser descritas e explicadas, numa perspectiva interdisciplinar, de maneira mais complexa (COSTA, 2007). Desenhou-se, assim, uma abordagem da metáfora cujo potencial descritivo se fundamenta nos achados em Neurociências e cujo potencial explanatório se fundamenta na Pragmática, pela produção dos conceitos ad hoc. Os achados corroboram a tese central pretendida neste estudo, a de que os objetos de investigação, neste caso a metáfora, se desenhados
na interface, podem ser descritos e explicados de maneira mais complexa, à medida que propriedades de natureza complexa interagem entre si.


Palavras-chave


Metáfora; Neurociências; Teoria da Relevância; Interface Metateórica.

Texto completo:

PDF

Referências


CARSTON, Robin. Metaphor, ad hoc concepts and word meaning. UCL working papers in linguistic, v. 14, p. 83-105, 2002.

CARSTON, Robin; POWELL, George. Relevance Theory: New Directions and Developments. In: LEPORE, Ernest; SMITH, Barry C. The Oxford Handbook of Philosophy of Language. London: Oxford University Press, 2006.

COSTA, Jorge Campos da. The sciences of language: communication, cognition and computation. In: AUDY, J.; MOROSINI, M. Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 345-360.

EVIATAR, Zohar; JUST, Marcel A. Brain correlates for discourse processing: an fMRI investigation of irony and conventional metaphor comprehension. Neuropsychologia, v. 44, n. 12, p. 2348-2359, 2006. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2006.05.007

FERSTL, Evelyn C. The functional neuroanatomy of text comprehension: what’s the story so far? In: SCHMALHOFER, Franz; PERFETTI, Charles A. Higher Level Language in the Brain: Inference and Comprehension Processes. London: Psychology Press, 2012. p. 53-102.

GRICE, Paul. Mening. In: STEINBERG, Danny; JAKOBOVITS, Leon. Semantics: an interdisciplinary reader in philosophy, linguistics and psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1975. p. 52-65.

MASON, Robert A.; WILLIAMS, Diane L.; KANA, Rajesh K.; MINSHEW, Nancy; JUST, Marcel A. Theory of Mind disruption and recruitment of the right hemisphere during narrative comprehension in autism. Neuropsychologia, v. 46, p. 269-280, 2008. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2007.07.018

NOVECK, Ira; BIANCO, Maryse; CASTRY, Alain. The costs and benefits of metaphor. Metaphor and Symbol, v. 16, p. 109-121, 2001.

POEPPEL, David; EMBICK, David. Defining the relation between linguistics and neuroscience. In: CUTLER, A. (Ed.). Twenty-First Century Psycholinguistics: Four Cornerstones. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2005, p. 103-118.

PRAT, Chantel S.; MASON, Robert A.; JUST, Marcel A. Individual differences in the neural basis of causal inferencing. Brain and Language, v. 116, p. 1-13, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/j.bandl.2010.08.004

PRAT, Chantel S.; MASON, Robert A.; JUST, Marcel A. An fMRI investigation of analogical mapping in metaphor comprehension: The influence of context and individual cognitive capacities on processing demands. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, v. 38, p. 282-294, 2012. http://dx.doi.org/10.1037/a0026037

SAXE, Rebecca; KANWISHER, Nancy. People thinking about thinking people: the role of the temporo-parietal junction in “theory of mind”. NeuroImage, v. 19, p. 1835-1842, 2003. http://dx.doi.org/10.1016/S1053-8119(03)00230-1

SEARLE, John R. (1982). Metaphor. In: DAVIS, S. Pragmatics: a reader. New York: Oxford University Press, 1991. p. 519-539.

SHIBATA, Midori; ABE, JJun-ichi; TERAO, Atsushi; MIYAMOTO, Tamaki. Neural mechanisms involved in the comprehension of metaphoric and literal sentences: An fMRI study. Brain Research, 1166, p. 92-102, 2007. http://dx.doi.org/10.1016/j.brainres.2007.06.040

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication & cognition. 2. ed. Cambridge: Blackwell, 1986.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Loose talk. In: DAVIS, S. Pragmatics: a reader. New York: Oxford University Press, 1991. p. 540-549.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. A deflationary account of metaphors. In: Gibbs, R. (Ed.). The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 84-105. http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511816802

TENDAHL, Markus; GIBBS JR., Raymond W. Complementary perspectives on metaphor: cognitive linguistics and relevance theory. Journal of Pragmatics, v. 40, p. 1823-1864, 2008. http://dx.doi.org/10.1016/j.pragma.2008.02.001

WILSON, Deidre; CARSTON, Robin. Metaphor, Relevance and the ‘Emergent Property’ Issue. In: Mind and Language, v. 21, n. 3, p. 404-433, 2006. http://dx.doi.org/10.1111/j.1468-0017.2006.00284.x

WILSON, Deidre; SPERBER, Dan. Meaning and Relevance. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. E-book.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19502

e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS