Análise variacionista da aquisição fonológica por aprendizes de inglês-L2

Autores

  • Athany Gutierres UFRGS/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17909

Palavras-chave:

Nasal velar, ARV, Variação em sistemas intermediários, Aquisição fonológica.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de dados parcial da realização variável da nasal velar [N] por aprendizes brasileiros de inglês, que ocorre em palavras como doing ["duIN] e singer ["sINEr], por exemplo. Essa variação ocorre tanto entre falantes de inglês-L1 (condicionada principalmente por aspectos extralinguísticos) quanto de inglês-L2 (condicionada por fatores extralinguísticos e linguísticos), colocando em competição as nasais velar [N] e alveolar [n] entre os nativos e as nasais velar [N] e palatal [ø] entre os não nativos. O objetivo do estudo é verificar, preliminarmente, até que ponto o sistema intermediário do aprendiz de segunda língua, que está sujeito a mudanças com o tempo, apresenta regularidade na variação. Os dados, coletados de estudantes pertencentes a dois níveis distintos de proficiência linguística – básico e pré-intermediário –, foram submetidos à análise de regra variável (ARV) no programa Goldvarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). Resultados preliminares indicaram a predominância da não aplicação da regra (produção da variante palatal: 63.5%) sobre a aplicação (produção da nasal velar: 36,5%). Das dez variáveis independentes controladas (seis extralinguísticas e quatro linguísticas), mostraram-se como condicionadores estatisticamente significativos os fatores gênero e nível de proficiência (extralinguísticos) e classe morfológica (linguísticos). Tais resultados evidenciam a presença de heterogeneidade ordenada em processos de aquisição fonológica variável. 

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Biografia do Autor

Athany Gutierres, UFRGS/CNPq

Doutoranda em Estudos da Linguagem (Teoria e Análise Linguística). Bolsista CNPq.

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Publicado

2015-02-10

Como Citar

Gutierres, A. (2015). Análise variacionista da aquisição fonológica por aprendizes de inglês-L2. Letrônica, 7(2), 739–764. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17909