Da Teoria da Argumentação na Língua à análise dos discursos: como se pode explicar o sentido construído pela língua?

Autores

  • Carolina Knack Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Estudo do texto, teorias enunciativas, encadeamento argumentativo.

Resumo

Este trabalho toma a Teoria da Argumentação na Língua em sua fase atual, a saber, a Teoria dos Blocos Semânticos, desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel, como embasamento teórico para fins de empreender uma breve análise de um artigo de opinião, o qual se intitula O brasileiro não lê, de autoria de Danilo Venticinque (Revista Época). Com o objetivo de explicar como a língua constrói os sentidos instaurados nesse artigo e de refletir sobre as implicações da referida teoria em contexto de ensino, busca-se, primeiramente, abordar os pressupostos filosóficos que sustentam tal teoria. Passando por Platão, Saussure e Benveniste, dá-se relevo às noções de alteridade, relação, valor e agenciamento. Em seguida, sintetizam-se os principais conceitos mobilizados pela teoria da argumentação, em especial o de encadeamento argumentativo, para realizar a análise do artigo. Por fim, desenvolvem-se algumas reflexões acerca das implicações desse percurso teórico-analítico para o contexto de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Knack, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos da Linguagem, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre na mesma linha de pesquisa (UFRGS) e especialista em Estudos Linguísticos do Texto (UFRGS). 

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Knack, C. (2014). Da Teoria da Argumentação na Língua à análise dos discursos: como se pode explicar o sentido construído pela língua?. Letrônica, 6(2), 471–493. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/14866