Estratégias de preservação cognitiva em indivíduos idosos: o papel da aprendizagem de uma língua estrangeira

Autores

  • Gabriela Quatrin Marzari Centro Universitário Franciscano
  • Camila Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Márcia Cristina Zimmer Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

plasticidade cerebral, bilinguismo, terceira idade.

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo é identificar as principais ações realizadas por pessoas da terceira idade que contribuem para preservação da plasticidade cerebral nesses indivíduos, com foco no bilinguismo e na aprendizagem de uma língua adicional. Para tanto, primeiramente buscamos, na literatura vigente sobre o assunto, informações sobre o desenvolvimento da plasticidade cerebral em indivíduos idosos, especialmente em relação à aprendizagem de uma língua estrangeira nessa faixa etária. Num segundo momento, apresentamos uma pesquisa de campo em que cinco indivíduos da terceira idade foram questionados sobre atividades que realizam que contribuem para sua preservação cognitiva. A análise dos dados coletados demonstrou que, embora não haja uma preocupação evidente com a preservação da memória por parte da maioria dos sujeitos pesquisados, os idosos têm realizado atividades que, de alguma maneira, contribuem para a preservação da memória, tais como a prática de leitura e de exercícios físicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Quatrin Marzari, Centro Universitário Franciscano

Aluna e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel/RS). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Professora do Curso de Letras: Português e Inglês do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/RS).

Camila Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Aluna e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel/RS). Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel/RS). Professora no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS).

Márcia Cristina Zimmer, Universidade Católica de Pelotas

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Católica de Pelotas (UCPel/RS). Mestrado e Doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/RS).

Downloads

Publicado

2013-03-30

Como Citar

Marzari, G. Q., Santos, C. G. dos, & Zimmer, M. C. (2013). Estratégias de preservação cognitiva em indivíduos idosos: o papel da aprendizagem de uma língua estrangeira. Letrônica, 5(3), 103–124. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/12221