A construção dos sentidos em uma propaganda de cerveja: uma proposta de leitura bakhtiniana

Gabriela Barboza

Resumo


Objetiva-se, com este trabalho, aprofundar, em alguma medida, os estudos concernentes à construção do sentido ancorados em Mikhail Bakhtin. Para tanto, lançamos mão de conceitos como os de entonação expressiva, estilo, valoração e gêneros do discurso, ancorados em diversos textos do filósofo russo. Em seguida, passamos à descrição do corpus selecionado para análise com base nos postulados bakhtinianos. O corpus trata-se de uma propaganda de cerveja veiculada no estado do Rio Grande do Sul no ano de 2011. Nele, analisamos a relação entre o linguístico e o não-linguístico e, ainda, de que modo a compreensão dos sentidos, no caso em questão, só é possível com a associação do não linguístico ao linguístico.

Palavras-chave


Mikhail Bakhtin; construção de sentidos; propaganda de cerveja

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS