A Bíblia profana de José Saramago

João Evangelista do Nascimento Neto

Resumo


Neste artigo, discutem-se as relações entre Deus e o Homem, entre a Religião e a Racionalidade, entre o Cristianismo e o Humanismo, criadas por José Saramago em Caim e em O Evangelho Segundo Jesus Cristo através do olhar da metaficção historiográfica, não pelo distanciamento dos discursos religioso e literário, mas pelo entendimento que tais discursos se fundem. Tais discussões sobre a guerra entre os demiurgos, o Homem e Deus, acercam-se de teóricos como Bloom (1992), Clastres (1990), Ferraz (1998, 2003), Hutcheon (1991), Le Goff (2010), Nogueira (2002), Santiago (2002), Tricca (1989, 1992, 1995, 2001), dentre outros, a fim de promover um diálogo a partir da inversão proposta por Saramago entre o começo e o fim, estabelecendo o Ômega como condição essencial para a existência do Alfa, e recomendar a coroação do homem não como a primazia da criação divina, mas o criador da divindade daquela que, mais tarde, tornar-se-ia a maior religião do planeta. Ao criar a teologia literária saramaguiana, o autor subverte a divisão bíblica ao escrever primeiro O evangelho segundo Jesus Cristo, seu Novo Testamento para, só depois, publicar Caim, o Antigo Testamento, ou Testamento Final, que propõe, como herança, destruir a Deus em sua origem, ou seja, a partir do extermínio de seu criador, o Homem.

Palavras-chave


Literatura; Religião; Dialogismo; Profano.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS