Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA

Barbara Olimpia Melo, Letícia Queiroz Pereira

Resumo


Este artigo objetiva discutir sobre práticas de Letramento e sua relevância no ensino de língua numa visão textual-discursiva. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa de Pereira; Melo (2011) sobre as estratégias discursivo-argumentativas presentes no abaixo-assinado, produzido durante sequência didática nas aulas de Língua Portuguesa da EJA, de uma escola de Teresina-PI. Tal pesquisa evidenciou a possibilidade de um ensino eficaz, com intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa. A base bibliográfica foi com, principalmente, Soares (2000), Rojo (2009), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Koch (2004, 2006), Melo (2009) e Almeida (2001).

Palavras-chave


Letramento; Estratégias discursivo-argumentativas; EJA

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e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



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