As diferentes faces do feminino e seus símbolos na obra Antes de nascer o mundo, de Mia Couto

Luara Pinto Minuzzi

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar a figura feminina no romance Antes de nascer o mundo, do escritor moçambicano Mia Couto, à luz das teorias do imaginário e, em especial, dos estudos de Gilbert Durand. Será realizado um esforço no sentido de pensar os símbolos relacionados à mulher, da forma como eles aparecem na narrativa do escritor africano, a partir da classificação das imagens em Regime Diurno e em Regime Noturno – e em suas estruturas, esquizomórficas do primeiro Regime e místicas e sintéticas do segundo – desenvolvida por Durand em As estruturas antropológicas do imaginário. Além disso, a narrativa de Antes de nascer o mundo será interpretada através dos sentidos que os símbolos referentes à feminilidade contidos nela possuem.

Palavras-chave


Teorias do Imaginário; Mia Couto; Literatura africana.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS