Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Letrônica: Revista Digital do PPGL é uma publicação trimestral, eletrônica, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos da Linguística e da Literatura e suas interfaces.

A Revista recebe trabalhos inéditos de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação, que apresentem resultados de investigações no campo dos estudos referidos. Todas as chamadas são abertas, e os trabalhos são submetidos à avaliação por pares.

O periódico é organizado em quatro números temáticos, dois destinados à área de Linguística e outros dois, à área de Literatura. Nos quatro números, há espaços destinados à publicação de resenhas de livros acadêmicos recentes (últimos dois anos); não são aceitas resenhas de obras literárias. Os números temáticos são organizados por um ou mais pesquisadores, especialista(s) no tema da chamada, e por doutorando(s) do PPGL/PUCRS. Para as seções temáticas, são aceitos artigos inéditos, pertinentes à proposta, a qual é divulgada no site da Revista, constando o(s) nome(s) do(s) organizador(es), o tema, a sinopse do número e o prazo para submissão dos originais.

Todas as propostas devem ser submetidas pelo SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Periódicos), na página da revista Letrônica, para serem avaliadas por pares: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/about/submissions#onlineSubmissions. Os idiomas aceitos para publicação são o português, o inglês, o espanhol, o francês, o italiano e o alemão. Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à Letrônica são de responsabilidade de seus autores. Artigos resultantes de pesquisa com seres humanos, devem informar no corpo do trabalho o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ao qual foi submetido. 

 

Políticas de Seção

Linguística

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Literatura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de trabalhos submetidos para publicação na revista Letrônica acontece em duas instâncias. Na primeira, o trabalho é analisado pelos organizadores do número temático e pelos editores da revista, que fazem uma avaliação preliminar da pertinência do conteúdo dos trabalhos em relação ao tema proposto e à política editorial da revista Letrônica, da adequação da redação ao gênero proposto e das normas de publicação. Nessa etapa, o trabalho pode ser rejeitado ou então ser encaminhado para avaliação de dois pareceristas (segunda etapa). Na segunda instância, o trabalho, sem identificação de autoria, é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Somente são publicados os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas, se atendidas pelo autor, quando houver, as modificações solicitadas. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado.

 

Periodicidade

A partir de 2018, a Publicação passa a ser Trimestral, alternando entre um número de Literatura e um de Linguística. Em caráter excepcional, a Revista poderá publicar ainda Número Especial, seguindo a Política de Avaliação por Pares.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso aberto a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores, Portais e Repositórios

- Diadorim (Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras)

- ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities)

- EZB - Electronic Journals Library (Elektronische Zeitschriftenbibliothek)

- LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)

 
- Portal de períodicos CAPES 

- Worldwide Scientific and Educational Library - Sciary

   - Livre (Periódicos de Livre Acesso)

 

 

Dados de catalogação e depósito legal

Ficha Catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS

É realizado o depósito legal na Biblioteca Nacional

 

Qualis CAPES 2013-2016

ÁREA CAPES - Letras/Linguística

CLASSIFICAÇÃO - B1

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

 

Missão

Promover e publicizar pesquisas e estudos sobre Linguística e Literatura e suas interfaces.