A lei geral da acumulação capitalista: considerações sobre o tema

Mauro Godoy Prudente (PUCRS)

Resumo


Neste artigo o autor examina as principais idéias econômicas de Marx sobre a dinâmica do Capitalismo, com ênfase em sua teoria da acumulação de capital, que se desenvolve, especificamente, neste modo de produção. Ao mesmo tempo, procura mostrar a influência decisiva que teve a doutrina ricardiana da inovação tecnológica – e de seu impacto no volume de emprego – sobre a teoria econômica de Marx, em sua descrição do funcionamento do modo de produção capitalista. Isto pode ser constatado de maneira clara na formulação da “lei geral da acumulação capitalista” desenvolvida por Marx em O Capital.


Palavras-chave


Marx. Ricardo. Capital. Mais-valia. Maquinaria.

Texto completo:

PDF


O conteúdo dos textos publicados pela intuitio é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Revista eletrônica dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.


e-ISSN: 1983-4012

 


Indexação: LATINDEX 

 


Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCRS
Veritas

EDIPUCRS: Revistas Eletrônicas da PUCRS
PORTAL: www.pucrs.br

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS