PERCEPÇÃO E IDÉIAS EM MALEBRANCHE

Autores

  • Pedro Falcão Pricladnitzky (UFRGS)

Resumo

Na tentativa de precisar o significado de idéia na estrutura do sistema cartesiano, foi identificada uma ambivalência. O termo ‘idéia’ é utilizado para designar tanto a consciência de um objeto como o objeto da consciência. De tal ambivalência uma questão se coloca: há ou não uma univocidade de sentido do termo ‘idéia’ em Descartes (mais especificamente nas Meditações Metafísicas). Caso não haja, a ambigüidade do termo pode prejudicar a consistência da argumentação cartesiana. Essa tensão, por sua vez, se repercute claramente no debate de dois filósofos influenciados por Descartes: Arnauld, sustentando a tese de que as idéias são a consciência do objeto, e Malebranche, a das idéias como objeto da consciência. Com isso, acredito que a partir do exame dos posicionamentos destes dois autores, pode-se de alguma forma esclarecer a natureza desta tensão. Neste contexto, o argumento para a necessidade das idéias, o foco deste texto preliminar, é de fundamental importância. É a partir dele que Malebranche constitui a sua posição de que idéias são os objetos imediatos de percepção, sendo, conseqüentemente, a percepção de entidades corpóreas mediada pela percepção das idéias; o que são dois elementos constitutivos do representacionalismo de Malebranche. PALAVRAS-CHAVE: Malebranche. Idéia. Percepção.

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Publicado

2009-10-13

Como Citar

Pricladnitzky (UFRGS), P. F. (2009). PERCEPÇÃO E IDÉIAS EM MALEBRANCHE. Intuitio, 2(2), 131–137. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/5948

Edição

Seção

Artigos