CORPOREIDADE E SUBJETIVIDADE EM MERLEAU-PONTY

Autores

  • René Armand Dentz (FAM/PUCSP) FAM: Faculdade Arquidiocesana de Mariana e PUC/SP

Resumo

RESUMO: A noção de Intencionalidade deslocará o lugar da subjetividade. Mostra esta noção que, se a consciência deve ser entendida como um "campo", e que se esta (a consciência) e o objeto não podem mais ser considerados como duas entidades separadas na natureza que se tratariam, em seguida, de se porem em relação, mas que se definem respectivamente, a partir desta correlação que lhes é co-original, o caráter corporal da subjetividade não só não pode ser esquecido, como deve ser posto às claras para um novo momento de compreensão do humano. Se a consciência ou subjetividade, como a compreende a Fenomenologia, é um campo experimental, uma relação de presença, ou uma estrutura relacional de presença, é o corpo que, de fato, indica o modo de presença ou o modo de estar presente da subjetividade humana, e não o pensamento em seu ilhamento abstrato e intangível. PALAVRAS-CHAVE: Corporeidade. Subjetividade. Consciência. Sentido. Intencionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

René Armand Dentz (FAM/PUCSP), FAM: Faculdade Arquidiocesana de Mariana e PUC/SP

Mestre e Doutorando em Filosofia (PUC/SP) Professor da FAM (Filosofia da Ciência, Filosofia da Mente e Filosofia Contemporânea)

Downloads

Publicado

2008-11-21

Como Citar

Dentz (FAM/PUCSP), R. A. (2008). CORPOREIDADE E SUBJETIVIDADE EM MERLEAU-PONTY. Intuitio, 1(2), 296–307. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/4238

Edição

Seção

Artigos