La importancia de la filosofía latinoamericana en proyectos interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.34371

Palavras-chave:

Filosofía. Latinoamérica. Educación.

Resumo

El objetivo de ese artículo es proponer, a través de pesquisa teórica bibliográfica, una reflexión sobre la relevancia de la filosofía latinoamericana dentro de proyectos interdisciplinares de modo que promueva una formación cultural e histórica que abarque la diversidad de América Latina sobre todo con un mirar crítico frente a nuestra literatura, procesos culturales e históricos. En una pesquisa con foco en la enseñanza de filosofía en el espacio escolar a partir del análisis de los Parámetros Curriculares Nacionales de Brasil y los materiales didácticos cedidos por el gobierno federal. Posteriormente, se realizará un breve histórico acerca de los conceptos de educación e interdisciplinariedad y por fin se abordará sobre las clases de filosofía en la educación básica. La propuesta es presentar una forma de inserir la filosofía latinoamericana en las escuelas de modo a complementar los currículos de acuerdo con la interdisciplinariedad exigida por los Parámetros Curriculares Nacionales. Y una vez elucidada la importancia de la filosofía latinoamericana se abrirán las puertas para que se pueda tener una formación escolar cultural más amplia y no más eurocéntrica.

*** A Importância da Filosofia Latino-Americana em projetos interdisciplinares***

O objetivo deste artigo é propor, através de pesquisa teórica bibliográfica, uma reflexão sobre a relevância da filosofia latino-americana dentro de projetos interdisciplinares de modo que promova uma formação cultural e histórica que abarque a diversidade da América Latina, sobretudo, com um olhar crítico frente a nossa literatura, processos culturais e históricos. Essa pesquisa tem foco no ensino de filosofia e no espaço escolar a partir da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Brasil e os materiais didáticos cedidos pelo governo federal. Posteriormente, se realizará um breve histórico acerca dos conceitos de educação e interdisciplinaridade, e, por fim, se abordará sobre as aulas de filosofia na educação básica. A proposta é apresentar uma forma de inserir a filosofia latino-americana nas escolas de modo a complementar os currículos de acordo com a interdisciplinaridade exigida pelos Parâmetros Curriculares Nacional. E uma vez elucidada a importância da filosofia latino-americana, se abrirão as portas para que se possa ter uma formação escolar cultural mais ampla e não mais eurocêntrica. 

Palavras-chave: Filosofia. América-Latina. Educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Leal, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Filosofia, Pontifica Universidade Catolica do Rio Grande do Sul.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.684/08. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília-2008 Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11684-2-junho-2008-575857-publicacaooriginal-99168-pl.html. Acesso em: 30/05/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 20 ago 2018.

DUSSEL, E. D. Filosofia da libertação. México: Editorial Edicol, S. A, 1977.

DUTRA, Eduardo; CARDOSO, Rosane. (Org). Estudos Hispânicos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALEANO, E. Las venas abiertas de América Latina. Buenos Aires: Editora XXI Editores, 1971.

GALEANO, E. Patas arriba: La escuela del mundo al reves. Madrid: Siglo XXI de España editores, 1998.

IANNI, O. O labirinto latino americano. São Paulo: Vozes, 1993.

LARROSSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2002.

MANCILLA, R. O. “Una aproximación a la práctica pedagógica de la filosofía latinoamericana”. In: FLORES, A. V.; FRANK, W. (Org). Problemas do pensamento filosófico na América Latina. Goiânia: Editora Phillos, 2018.

MUNDURUKU, D. O banquete dos deuses: conversa sobre a origem e a cultura brasileira. 2 Ed. São Paulo: Global, 2009.

WASSERMAN, C. (Coord.). História da América Latina: Cinco Séculos. 3 Ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

ZEA, L. América Latina en sus ideas. México: Siglo XXI editores, 1986.

ZEA, L. La latinidad y su sentido en América Latina. Universidad Nacional Autónoma de México. México: Coordinación de Bibliotecas, 1986.

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Leal, R. (2019). La importancia de la filosofía latinoamericana en proyectos interdisciplinares. Intuitio, 12(2), e34371. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.34371

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)