Os sistemas da filosofia moderna

Matheus Gomes Reis Pinto

Resumo


A tradução que se segue diz respeito à primeira parte do texto de Antonio Rosmini-Serbati (1797-1855), intitulado Breve schizzo dei sistemi di Filosofia Moderna e del proprio sistema (publicado postumamente em 1913 e 1942), em que o autor apresenta sete filósofos que representam, segundo sua concepção, os sistemas filosóficos relevantes do período moderno, em especial do século XVIII. Contudo, ainda que o elenco de filósofos e seus sistemas apresentem uma aparente ordem cronológica, nota-se antes uma linha expositiva apoiada sob um desenvolvimento conceitual e sistemático, onde cada filósofo aqui exposto apresenta um progresso, do ponto de vista do autor, com relação a seus predecessores. Desse modo, o texto tem início por uma breve caracterização do pensamento de Locke, desenvolvendo-se em sistemas filosóficos como de Condillac, Berkeley, Hume, Reid, Kant, e, por fim, com a proposta filosófica de Fichte.


Palavras-chave


Filosofia moderna; Sistemas e métodos; Epistemologia.

Texto completo:

PDF

Referências


CORMACK, G.; HICKEY, D. Rosmini and Rosminianism. In: THE CATHOLIC Encyclopedia. New York: Robert Appleton Company, 1912. v. 13.

HUGH, C. (ed.). Encyclopedia Britannica. Cambridge: Cambridge University Press, 1911. v. 23. p. 738–739.

MASSIMO, C. Dizionario Biografico degli Italiani. Roma: Treccani, 1999.

ROSMINI-SERBATI, A. Breve schizzo dei sistemi di filosofia moderna e del proprio sistema. Introduzione e commento di Silvio Ferrighi. Milano: Carlo Signorelli Editore, 1942.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2019.1.29865

O conteúdo dos textos publicados pela intuitio é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Revista eletrônica dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.


e-ISSN: 1983-4012

 


Indexação: LATINDEX 

 


Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCRS
Veritas

EDIPUCRS: Revistas Eletrônicas da PUCRS
PORTAL: www.pucrs.br

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS