A fenomenóloga de Göttingen: Breve relato da trajetória da fenomenologia na vida de Edith Stein

Elisangela Pereira Machado

Resumo


Na efervescência, como também, no silêncio de debates acerca do feminino e do papel da mulher na sociedade contemporânea, mais especificamente, no universo acadêmico, o presente artigo tem por intuito apresentar a relevante participação de uma mulher multifacetada. Mulher que, durante o período da I Guerra Mundial, rompe com o beco de uma filosofia androcêntrica, torna-se membro do Círculo de Göttingen organiza as investigações fenomenológicas do fundador deste estilo de pesquisa, um dos maiores filósofos do início do século XX: Edmundo Husserl. A partir dessas concebe - uma fenomenologia original, em diálogo com o pensamento tomista. Edith Stein, judia, ateia, filósofa, educadora, teóloga e mártir - dilata o campo de pesquisa fenomenológica que se restringia à ciência e à psicologia e contribui no avanço das reflexões referentes à educação e à teologia. Suas investigações rompem a barreira do tempo de sua época e chegam até nossos dias, instigando o pensamento atual no que diz respeito ao ser humano e do seu lugar no mundo.

Palavras-chave


Mulher; fenomenologia; interdisciplinaridade; humanismo; contemporaneidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BELLO. A. A. Edmund Husserl. Pensar Deus, crer em Deus. São Paulo: Ed. Paulus, 2016.

RUS. Éric. A visão educativa de Edith Stein. Aproximação a um gesto antropológico integral. Belo Horizonte/MG: Ed. Artesã, 2015.

SANTANA, L. Edith Stein, a construção do ser pessoa humana. São Paulo: Ed. Ideias&Letras, 2016.

SBERNA, A. A. A formação da Pessoa em Edith Stein. Um percurso de conhecimento do núcleo interior. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.

SCIADINI, P. O heroísmo de Edith Stein. In: Cidade Nova, 1998.

STEIN, E. Obras Completas: Escritos autobiográficos e cartas. Vol. I. Madrid/Burgos: Vitoria Ediciones El Carmen/ Editorial de Espiritualidad e Editorial Monte Carmelo, 2002.

__________ Obras Completas: Escritos Filosóficos. Vol.II. Madrid/Burgos: Vitoria Ediciones El Carmen/ Editorial de Espiritualidad e Editorial Monte Carmelo, 2002.

__________ Obras Completas: Escritos antropológicos e pedagógicos. Vol. IV Madrid/Burgos: Vitoria Ediciones El Carmen/ Editorial de Espiritualidad e Editorial Monte Carmelo, 2003.

JUSTO, H. Edith Stein. Itinerário fascinante de uma judia católica, filósofa, vítima do nazismo. Canoas: UNILASALLE, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2017.2.29487

e-ISSN: 1983-4012


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.