A Ética das Virtudes de Alasdair MacIntyre: implicações para a moralidade contemporânea

Aléssio da Rosa

Resumo


O presente artigo quer esboçar um possível caminho para uma ética comunitarista, segundo MacIntyre, tendo como problemática a sua repercussão na atualidade e suas possíveis implicações na reflexão filosófica contemporânea. A Ética Comunitarista é uma proposta de atualização da ética aristotélica/tomista. Apoiado nas teorias de Aristóteles e Tomás de Aquino, MacIntyre percebe que serão os conceitos de tradição, prática e narrativa da vida humana - que fornecerão as bases e princípios teóricos para a compreensão do papel das virtudes no contexto contemporâneo. Para o filósofo escocês, o ser humano é parte integrante de um contexto social, onde realiza diversos tipos de ações que estão interligadas entre si, e que trazem resultados tanto para o sujeito que as exerce, quanto para toda a comunidade em que esse sujeito vive. Portanto, o debruçar-se sobre o pensamento de MacIntyre é uma rica oportunidade para dialogar com a reflexão no campo ético frente às sociedades contemporâneas pluralistas e multiculturais.

Palavras-chave: Ética das Virtudes. Tradição. Moralidade Contemporânea.


Palavras-chave


Palavras-chave: Ética das Virtudes. Tradição. Moralidade Contemporânea.

Texto completo:

PDF

Referências


BORRADORI, GIOVANNA. A filosofia americana, São Paulo: ed. UNESP, 2003.

CARVALHO, HELDER. BUENOS. AIRES. A contemporaneidade de Aristóteles na Filosofia moral de Alasdair MacIntyre, Síntese, 2001, 37-66.

CARVALHO, HELDER. BUENOS. AIRES. Comunidade Moral e Política na ética das virtudes de Alasdair MacIntyre. Ética: Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 17- 30, ago 2007.

CARVALHO, HELDER. BUENOS. AIRES. Tradição e Racionalidade na filosofia de Alasdair MacIntyre. São Paulo: Unimarco, 1999

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: ACCESS, 2007.

MACINTYRE, ALASDAIR. Dependent Rational Animals: Why Human Beings Need the Virtue, London, 1999.

MACINTYRE, ALASDAIR. Depois da virtude. Um estudo em teoria moral. Trad. Jussara Simões. Bauru, SP, EDUSC, 2001.

MACINTYRE, ALASDAIR. Justiça de quem? Qual Racionalidade? Trad. Marcelo Pimenta Marques. São Paulo: 4ª. ed. Loyola, 1991.

RIBEIRO, ELTON. VITORIANO. Reconhecimento ético e virtudes. São Paulo: Loyola, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2016.2.23690

O conteúdo dos textos publicados pela intuitio é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Revista eletrônica dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.


e-ISSN: 1983-4012

 


Indexação: LATINDEX 

 


Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCRS
Veritas

EDIPUCRS: Revistas Eletrônicas da PUCRS
PORTAL: www.pucrs.br

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS