Considerações Sobre o Conceito de "Estado de Exceção” em Giorgio Agamben

José Elielton de Sousa, Maria do Socorro Catarina de Sousa Oliveira

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade apresentar o conceito agambeniano de estado de exceção, especialmente na obra homônima Estado de Exceção, explicitando a reconstrução histórica e a análise da teoria e da lógica por trás de sua evolução e consequências.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ABDALLA, Guilherme de Andrade Campos. O Estado de Exceção em Giorgio Agamben: Contribuições ao Estudo da Relação Direito e Poder. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. Tradução de Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Tradução de Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

BARALDI, Tereza Cristina Albieri. Estado de Exceção. Revista Org & Demo, v. 12, n. 01, p. 115-120, 2011.

BARSALINI, Glauco. Estado de exceção permanente: soberania, violência e direito na obra de Giorgio Agamben. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Campinas. Campinas, 2011.

NASCIMENTO, Daniel Arruda. Do fim da experiência ao fim do jurídico: percurso de Giorgio Agamben. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Campinas. Campinas, 2010.

PONTEL, Evandro. Estado de exceção em Giorgio Agamben. Revista Opinião Filosófica, v. 03, nº 02, p. 97-105, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2016.1.22746

O conteúdo dos textos publicados pela intuitio é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Revista eletrônica dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.


e-ISSN: 1983-4012

 


Indexação: LATINDEX 

 


Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCRS
Veritas

EDIPUCRS: Revistas Eletrônicas da PUCRS
PORTAL: www.pucrs.br

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS