Atitude natural e atitude fenomenológica: a relação existente entre as diferentes atitudes a partir do ato intuitivo

Autores

  • Felipe Bragagnolo (UFSM) Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.2.17312

Palavras-chave:

Intuição, Edmund Husserl, Atitude fenomenológica, Atitude natural.

Resumo

Um dos conceitos chaves da fenomenologia husserliana é denominado de intuição. Esse conceito pode inicialmente ser compreendido na tradição fenomenológica enquanto afinidade radical entre o “ver” de fato o “ver” de essência. Torna-se nosso objetivo nesse artigo a partir de Husserl, com contribuições específicas de Levinas, compreender a relação existente entre a atitude natural e a atitude fenomenológica. Nesse sentido, o conceito de intuição é apresentado tendo em vista unicamente essa relação, ou seja, não é nosso objetivo desenvolver detalhadamente a consciência enquanto ato intuitivo, mas somente mostrar a possibilidade de compreender a relação entre as diferentes atitudes a partir da intuição. Propusemo-nos então a seguinte questão: como nosso olhar que está imerso inicialmente na atitude natural, considerada por Husserl, em certa medida irrefletida, por seu caráter de crença no mundo e nas coisas, pode vir a mudar para um olhar fenomenológica, ou seja, de suspensão, de neutralização dos juízos imediatos? Almejando responder essa questão dividimos esse trabalho em duas partes: 1ª) “Atitude Natural como parte do e abertura para o ‘ver’ de essência”, 2ª) “Ato intuitivo: atividade da consciência que revela a relação existente entre o ‘ver’ de fato e o ‘ver’ de essência”. Na primeira parte analisamos brevemente a orientação do ego diante do mundo e das coisas anterior a epoché fenomenológica; e, na segunda parte, descrevemos a possibilidade de compreender o ato intuitivo como ato da consciência que vincula o “ver” de fato com o “ver” de essência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Bragagnolo (UFSM), Universidade Federal de Santa Maria

PPG em Filosofia - Ética e Fenomenologia.

Referências

CERBONE, D. R. Fenomenologia. – tradução de Caesar Souza. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

LEVINAS, E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

LEVINAS, E. 1930. La teoría fenomenológica de la intuición. – tradução Tania Checchi. – México: Epidermes, 2004; Salamanca, Espanha: Sígueme, 2004.

HUSSERL, E. 1859-1938. Idéias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia. – tradução Márcio Suzuki. – Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006.

_________________. Investigações lógicas: sexta investigação: elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento / Edmund Husserl; seleção e tradução de Zelijko Loparic. – São Paulo: Abril Cultural, 1980.

_________________. Meditações cartesianas e Conferência de Paris: de acordo com o texto de Husserliana I / Edmund Husserl; editado por Stephan Strasser; tradução Pedro M. S. Alvez. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2013.

SOKOLOWSKI, R. Introdução à Fenomenologia. São Paulo: Loyola, 2004.

Downloads

Publicado

2014-11-18

Como Citar

Bragagnolo (UFSM), F. (2014). Atitude natural e atitude fenomenológica: a relação existente entre as diferentes atitudes a partir do ato intuitivo. Intuitio, 7(2), 73–88. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.2.17312

Edição

Seção

Artigos