Resenha de: FREGE, GOTTLOB. (1892). Sobre o sentido e a referência. In: ALCOFORADO, PAULO (org. e trad.). Lógica e filosofia da linguagem. São Paulo, Cultrix/EDUSP, 1978.

Autores

  • Rodrigo Reis Lastra Cid (UFRJ)

Resumo

Friedrich Ludwig Gottlob Frege nasceu na Alemanha, e foi um grande matemático e filósofo da matemática dos séculos XIX e XX, que fez contribuições significativas à lógica e aos estudos da linguagem. Ele tinha como principal objetivo fundamentar a aritmética elementar na lógica, mostrando que cada expressão aritmética significaria o mesmo que uma dada expressão lógica e que esta última poderia ser deduzida de leis lógicas evidentes. Para tal, ele teria que formular um novo aparato lógico (uma linguagem artificial) capaz de formalizar com eficiência todas as proposições, o que a lógica clássica – desenvolvida pelos estóicos, por Aristóteles e alguns medievais – não conseguia, pois sua análise era fundamentada na distinção entre sujeito e predicado. E, portanto, o seu alcance era restrito a proposições do tipo: algum número de “S é P”. Portanto, outros tipos como “se Ana ficar na chuva, então ela irá se molhar”, não podiam ser analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Reis Lastra Cid (UFRJ), R. (2013). Resenha de: FREGE, GOTTLOB. (1892). Sobre o sentido e a referência. In: ALCOFORADO, PAULO (org. e trad.). Lógica e filosofia da linguagem. São Paulo, Cultrix/EDUSP, 1978. Intuitio, 6(2), 253–262. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/15951

Edição

Seção

Dossiê