A gênese do conceito de imagem em Deleuze: notas sobre a imagem dogmática, a imagem pictural e a imagem cinematográfica

Ludymylla Maria Gomes de Lucena (UFOP)

Resumo


Este trabalho tem como objetivo percorrer, juntamente com Deleuze, os caminhos que concorrem para a formação do conceito de imagem no interior de seu pensamento. O ponto de partida seria então a abordagem da imagem dogmática do pensamento sob um viés crítico em capítulos de suas obras da década de 60 - Diferença e Repetição (1968), Nietzsche e a Filosofia (1962) e Proust e os signos (1964) – e o ponto de chegada seria o momento em que podemos observar uma extensão de sua filosofia da diferença em seus estudos em torno da pintura de Francis Bacon - em seu livro Francis Bacon – Lógica da sensação (1981), e a imagem cinematográfica moderna - em seu livro Imagem-tempo (1985). 


Palavras-chave


imagem; cinema; pintura

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1983-4012


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.