A gênese do conceito de imagem em Deleuze: notas sobre a imagem dogmática, a imagem pictural e a imagem cinematográfica

Ludymylla Maria Gomes de Lucena (UFOP)

Resumo


Este trabalho tem como objetivo percorrer, juntamente com Deleuze, os caminhos que concorrem para a formação do conceito de imagem no interior de seu pensamento. O ponto de partida seria então a abordagem da imagem dogmática do pensamento sob um viés crítico em capítulos de suas obras da década de 60 - Diferença e Repetição (1968), Nietzsche e a Filosofia (1962) e Proust e os signos (1964) – e o ponto de chegada seria o momento em que podemos observar uma extensão de sua filosofia da diferença em seus estudos em torno da pintura de Francis Bacon - em seu livro Francis Bacon – Lógica da sensação (1981), e a imagem cinematográfica moderna - em seu livro Imagem-tempo (1985). 


Palavras-chave


imagem; cinema; pintura

Texto completo:

PDF


O conteúdo dos textos publicados pela intuitio é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Revista eletrônica dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.


e-ISSN: 1983-4012

 


Indexação: LATINDEX 

 


Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCRS
Veritas

EDIPUCRS: Revistas Eletrônicas da PUCRS
PORTAL: www.pucrs.br

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS