A sociedade rural do oásis de Pica contra o processo chilenizador: conflitos, interações e rearranjos (Tarapaca, norte do Chile 1880-1900)

Luis Castro C., Natalia Rivera

Resumo


Através da análise e documentação autenticada descreve a medida em que o processo de nacionalização estava no oásis de Pica durante as primeiras duas décadas de domínio do Chile sobre esse território. Mais do que olhar estreito em grandes processos políticos e administrativos, o artigo é revisar aboca dinâmica da vida cotidiana colocado sob pressão e estaduais e locais ao gerar espaços de coordenação e negociação entre esses atores. A partir dessa perspectiva, não aspectos até então considerados nos estudos iniciais da nacionalização territórios norte do Chile hoje, especialmente aquelas relacionadas com o impacto da defesa dos interesses privados eo uso de mecanismos legais para defender os direitos adquiridos.

Palavras-chave


Chilenização, Conflitos, Interações, Oásis de Pica, Chile 1880-1900

Texto completo:

PDF (Em Espanhol)


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-864X.2011.2.9960



e-ISSN: 1980-864X | ISSN-L: 0101-4064


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.