"Transculturação literária" e "elogio da mestiçagem" na cidade letrada: os intersticios nos escritos de José María Arguedas e Ángel Rama

Rodrigo Browne, Silva Víctor

Resumo


O conceito de transculturação, conforme proposto nos debates dos anos 40, ele foi transferido para a crítica literária por Ángel Rama, que postula que a compreensão inter-cultural das alterações visivelmente traduziu um "perspectivismo latinoamericano", mesmo no que poderia ser de interpretação incorrecta. O estudo concentrou-se principalmente na escrita intersticial José María Arguedas. Este ensaio, além de incorporar a idéia de escrever impuros e recuperação dividido atual estudo Rama, num momento em que se trata de hibridação discurso multicultural e intercultural ou desalinhados.

Palavras-chave


Transculturação, Mestiçagem, Interculturalidade

Texto completo:

PDF (EM ESPANHOL)


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-864X.2011.1.8356



e-ISSN: 1980-864X | ISSN-L: 0101-4064


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.