As imagens de Córdoba publicadas nos Álbuns do Centenário

Autores

  • M. Cristina Boixadós CIFFyH

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2010.1.7852

Palavras-chave:

Representações, Imagens de Córdoba, Álbuns do Centenário

Resumo

Como toda celebração comemorativa no nosso país periférico, o centenário se construiu em um espaço mais de demonstração material e intelectual para acercar a argentina aos países mais desenvolvidos do mundo ocidental. O centenário tornou-se visível na indústria gráfica, através da impressão de uma série de Álbuns, enorme livros-catálogos, que resumiram o afã propagandista das riquezas do país. Nesses álbuns, a fotografia ocupou um papel central para os fins exibicionistas e formadores de argentinidade e nacionalismo. Nesse sentido, passaremos a analisar o discurso que se construiu através das imagens da cidade e/ou estado de Córdoba, que se bem foram usadas como meras ilustrações, foram construtoras do outro discurso, neste caso, provindos de editores, fotógrafos, enfim profissionais forâneos à localidade que nos ocupa. Nosso recorte permitirá conhecer as condições de produção e circulação que as mesmas tiveram na época, nos perguntando se a publicação dos álbuns exigiu um relevamento fotográfico específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

M. Cristina Boixadós, CIFFyH

Centro de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades (CIFFyH). Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. E-mail:

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Boixadós, M. C. (2010). As imagens de Córdoba publicadas nos Álbuns do Centenário. Estudos Ibero-Americanos, 36(1). https://doi.org/10.15448/1980-864X.2010.1.7852

Edição

Seção

Artigos