Livros, gravuras e pinturas na Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife

apropriações e usos das imagens sacras na América portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.35297

Palavras-chave:

Pintura, Gravura, América portuguesa, Carmelitas, Decor

Resumo

É ponto pacífico na historiografia de que as imagens circulavam nos territórios da monarquia pluricontinental portuguesa. Muito se escreveu sobre os usos e as apropriações das gravuras, todavia, poucos explicaram as razões que levaram os pintores na América portuguesa a adotar como tipos iconográficos as gravuras que circulavam no reino de Portugal e seus domínios. O presente artigo busca aprofundar a discussão sobre a circularidade dessas imagens na América portuguesa setecentista tendo como ponto de partida o acervo iconográfico da Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife, Capitania de Pernambuco, com especial atenção para as obras de João de Deus e Sepúlveda.

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Biografia do Autor

André Cabral Honor, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; professor adjunto do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da UnB.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Honor, A. C. (2021). Livros, gravuras e pinturas na Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife: apropriações e usos das imagens sacras na América portuguesa. Estudos Ibero-Americanos, 47(2), e35297. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.35297

Edição

Seção

Seção Livre