Imagens do Chile: a fotografia documental entre a denúncia social e a expressão autoral

Autores

  • Charles Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.3.31742

Palavras-chave:

fotografia documental, ditadura chilena, Kena Lorenzini, imagens do Chile.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a fotografia de Kena Lorenzini para pensar as formas de resistência social e a manutenção da memória sobre os desaparecidos durante a ditadura militar chilena. As fotografias de mulheres em atos públicos contra a ditadura são especialmente importantes para refletir sobre as formas de dar visibilidade no espaço público à repressão política, à tortura e à censura que caracterizaram aquele período da história recente da América Latina. O trabalho de fotógrafos e fotógrafas organizados em agência independentes, como a AFI onde atuava Kena Lorenzini, ajudaram a dar visibilidade à resistência e a luta da sociedade civil chilena pelo retorno da democracia. Quase trinta anos após o retorno da democracia, o campo cultural chileno continua a apresentar produções visuais que instigam a reflexão sobre o terrorismo de Estado que assolou o país entre 1973 e de 1988.

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Biografia do Autor

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

Doutor em História Social (PUC-SP, 2001), Pós-Doutorado em História Social e Cultural da Fotografia (U. Paris 1, 2014). Professor do PPG de História da PUCRS (desde 2002). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som (PPGH/PUCRS).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Monteiro, C. (2018). Imagens do Chile: a fotografia documental entre a denúncia social e a expressão autoral. Estudos Ibero-Americanos, 44(3), 528–535. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.3.31742

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